• TSE Solar Energy

Como limpar os painéis solares fotovoltaicos e aumentar a eficiência em até 25%

Atualizado: Jun 29

Basicamente é necessário fazer a limpeza das placas solares de forma periódica. Temos uma variação de período conforme o local onde a usina solar fotovoltaica está instalada. Neste artigo estaremos falando das particularidades do estado de Goiás.




O Estado de Goiás tem apenas duas estações sazonais que são a seca e a chuvosa. A estação seca tem seu início no mês de abril e estende-se até a primeira quinzena de outubro. Já a estação chuvosa tem seu início na segunda quinzena de outubro e se estende até março do ano seguinte.

Em períodos chuvosos, temos uma auto-limpeza com a ajuda da água da chuva, uma vez que ela remove a maior parte da sujeira, mas nos meses que não chove, é importante se atentar para essa limpeza.

Em condições normais, os painéis solares devem ser limpos de duas a três vezes por ano!

Essa decisão de limpar os painéis solares deve ser sua, tem que ter em conta que quanto mais sujos estiverem, menos eficazes serão. Porém, vamos dar uma dica dos meses em que se deve fazer a limpeza dos painéis solares.

Uma limpeza no mês de Maio, outra em Agosto seria o mínimo, porem recomendamos que se faça a terceira limpeza no mês de Dezembro!

Muitos proprietários de usinas fotovoltaicas não fazem a limpeza dos painéis solares, mas se não fizerem está limpeza, é garantido que irão estar a perder dinheiro.

Assim, poeiras, sujidades, excrementos de pássaros reduzem a eficiência dos painéis solares e como tal, estes devem ser limpos com maior frequência, de modo a tirar o máximo proveito dos mesmos.

Abaixo uma a usina de um cliente nosso, mostrando um aumento de geração um dia depois da limpeza dos painéis solares:


Aumento de 12% de geração de energia, comparando com a média dos últimos 4 dias!

Como fazer a limpeza de painéis solares?

Ao limpar os painéis solares fotovoltaicos, há que ter cuidado que o uso de certos produtos que pode danificar os mesmos. Como tal, a maioria dos painéis solares pode ser limpa, recorrendo somente a água, colocada de cima para baixo.

Se precisar de remover alguma sujidade mais entranhada, então o ideal é usar uma escova macia, esponja ou um pano suave. Isto para não riscar a superfície do painel solar, pois os riscos podem diminuir a eficiência do painel solar, tal como a sujidade.

A limpeza deve ser efetuada com água, enxaguando o painel solar, e com os panos, esponjas ou escova, fazer pequenos movimentos circulares para remover a sujidade.

Vale lembrar que esse serviço deve ser feita com profissionais de alta qualidade, justamente para não danificar em nada o funcionamento dos painéis.

Não deve usar abrasivos, pois os painéis solares têm um revestimento sensível a arranhões, sendo que se esse revestimento sofrer danos, irá diminuir a eficiência do painel, bem como acumular mais sujidade e poeiras

Recomendamos ainda enxaguar abundantemente o painel solar, para remover todas as sujidades, e depois de o limpar, o ideal seria secá-lo usando um pano macio para evitar a acumulação de calcário a partir da água evaporada!

Cuidados ao limpar os painéis solares

Temos que tomar cuidados com a segurança ao efetuar a limpeza dos painéis solares:

- Sempre que possível, evitar subir ao telhado, recorra a uma vassoura com cabo extensível, para fazer a limpeza do painel solar.

- Se tiver mesmo que subir ao telhado, use uma linha de vida com cinto de segurança com talabarte duplo, assim tem um ponto de segurança caso escorregue.

- Leia sempre as instruções de manutenção do painel solar, para saber o que podem ou não limpar e com que produtos.

- A limpeza do painel solar não deve ser realizada nas horas de maior calor, pois nessa altura estão demasiado quentes, sendo que a água fria pode danificar o painel, devido à diferença de temperatura.

- O inversor é um equipamento cheia de fios e circuitos que apenas deve ser mexido apenas por profissionais.

- Tenha em consideração que mesmo desligado durante um dia nublado, os painéis solares podem provocar um choque.

0 visualização
Conheça mais operações do nosso grupo! 

Matriz São Paulo: (19) 3846-3101

Filial Goiânia: (62) 3995-7450

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube
© Copyright 2017
Grupo TSE Energia e Automação