Timber by www.emsien3.com EMSIEN-3 Ltd

MG é o Estado com maior geração individual de energia limpa

minas gerais energia solar

Estado responde por quase 25% dos microgeradores de eletricidade instalados no Brasil

O Estado de Minas Gerais é o principal responsável pela geração particular de energias renováveis, com 1.320 conexões. Significa dizer, a cada quatro ambientes que geram a própria energia no País, um está em território mineiro (23,8% do total).

Fonte solar será responsável por 7 mil MW na matriz elétrica até 2024

energia eletrica fotovoltaica

A geração de energia elétrica fotovoltaica, pelos raios do sol, alcançará 7.000 MW no Brasil até 2024, sem contar com a geração distribuída. O dado consta no Plano Decenal de Energia Elétrica 2024 (PDE 2024), colocado em consulta pública no mês de setembro pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Segundo o planejamento para a próxima década, a potência instalada de eletricidade a partir do sol representará quase 4% da potência total brasileira de 2024. Atualmente, a fonte é responsável por 0,02% da potência elétrica do país.

Microgeração de energia solar dispara 156% em sete meses

Microgeracao de energia solar

Em julho de 2016, Brasil chegou a 4.432 pontos de micro e minigeração, tendo encerrado o ano de 2015 com apenas 1.729, segundo a Aneel. Apesar do crescimento expressivo, especialistas alertam que número ainda é ‘gota no oceano’ e pedem mais financiamento.

O exemplo pode vir por acaso, do seu vizinho, como foi o caso do defensor público Anderson Marinovic. ‘Meu vizinho de parede estava fazendo obra e instalou o sistema de energia solar. Aí eu perguntei, Cadu, que negócio é esse? E ele respondeu: vou produzir energia na minha casa’, diz.

Com um investimento de R$ 27 mil, ele instalou, no início do ano, oito placas de captação de luz no telhado da cobertura dele, no Rio. O equipamento gera, em média, 200kWh por mês, representando uma economia em torno de R$ 150 mensais.

Cabo Verde quer produzir 100% da eletricidade a partir de energias renováveis até 2020

Cabo Verde quer construir um setor energético seguro, eficiente, sustentável e sem dependência de combustíveis fósseis e conseguir, até 2020, produzir 100 por cento da eletricidade a partir de fontes energéticas renováveis.

cabo verde energia solar

Promover a eficiência económica, aumentar a penetração da energia renovável e alternativa, expandir a capacidade de produção de energia elétrica, melhorar o ambiente institucional e o quadro legal e criar um fundo de segurança energética são alguns dos objetivos do governo cabo-verdiano, disse hoje o secretário-geral da BeCV -- Câmara de Comércio do Norte de Cabo Verde, Centro de Promoção de Tecnologias Limpas, Adriano Cruz.

Energia solar fotovoltaica é opção barata e sustentável contra o desperdício de energia elétrica

energia fotovoltaica economia 8

Associação do setor aponta benefícios da energia fotovoltaica como solução para combater desperdício de eletricidade na indústria
A cada ano são desperdiçados cerca de 10% de toda a energia gerada no Brasil na média dos segmentos industrial, comercial e residencial. Essa quantia poderia compensar o aumento da demanda nacional por 24 meses ou abastecer os estados do Rio de Janeiro e do Ceará por um ano. O alerta é da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), que também aponta que cerca de 3% do desperdício de energia elétrica foi ocasionado por conta da queda na produção industrial. A explicação parte do atual cenário econômico do País, responsável pelo descompasso entre a estrutura e a procura por produtos.